Apresenta
Mariana Santiloni, do WGSN Brasil

Mariana Santiloni,

Head of Client Engagement do WGSN, desvenda o universo das tendências através de um bate-papo que nos leva aos bastidores de uma das maiores plataformas de pesquisa e insights sobre moda, design, beleza e comportamento.

BB. O que você mais ama em trabalhar com tendências?
MS. “Já trabalho com pesquisa de tendências há 14 anos e sinto que, todos os dias da minha vida, estou aprendendo algo novo. Acho que ter acesso a todo esse conhecimento e inovação é o que mais me fascina.”

BB. O que é preciso para ter sucesso neste mercado?
MS. “Curiosidade e estar sempre aberta ao novo. Ser curioso, sobretudo! E também, não se limitar apenas ao que você gosta ou ao que acredita ser ‘certo’ ou ‘bonito’.”

BB. Quais são os pilares para a descoberta e definição de uma nova tendência?
MS.“O fato é que as tendências estão por toda a parte — no que comemos, onde vivemos e na forma como nos comunicamos. Por isso elas ditam os produtos que queremos e os serviços que desejamos. Pesquisar tendências é entender as necessidades humanas e os contextos que moldam novos comportamentos. Ao contrário do que muitos pensam, tendências não estão necessariamente conectadas apenas a produtos, é preciso entender o que vem antes.”

BB. Como treinar o olhar para detectar novas tendências?
MS: “O trabalho de identificar tendências é baseado em mapear diariamente novos comportamentos e, principalmente, entender em quais grupos sociais está presente e a velocidade de recorrência.”

BB. Qual é a maior curiosidade das pessoas sobre o seu trabalho?
MS.“Acredito que seja entender qual metodologia usamos e como conseguir prever tendências.”







BB: Por último, como nasce uma nova tendência?
MS: “As tendências são sempre criadas por pessoas, então, a Previsão de Tendências se baseia principalmente em observar as pessoas, seus hábitos e ao que elas estão expostas. Por isso precisamos estar sempre atentos aos sinais de mudança para, então, juntar as peças. Na WGSN, usamos nossa metodologia proprietária chamada STEPIC, um acrônimo para: Sociedade, Tecnologia, Meio Ambiente (Environment, em inglês), Política, Indústria e Criatividade.”

BB: Uma tendência atual que você está amando.
MS: “Da perspectiva de comportamento, gosto muito de ver o movimento das pessoas questionando a crononormatividade. Esse termo define a pressão social para atingir determinados marcos até certa idade, como casar, comprar uma casa ou ter filhos. E agora, em um mundo onde os jovens estão amadurecendo mais cedo (como por exemplo fazendo procedimentos como botox mais cedo ou mesmo mulheres congelando óvulos na casa dos 20 anos) e os idosos estão agindo de forma mais jovial e vivendo por mais tempo, essa visão engessada da vida adulta tem ficado ultrapassada e muitos desses objetivos se tornaram financeiramente inviáveis. Já na perspectiva estética, gosto muito do retorno do Boho.”